Todas as últimas terças-feiras de cada mês profissionais do Centro Profissionalizante e de Convivência dedicam toda atenção aos grupos de famílias. Sempre das 19h às 20h30, os pais dos usuários são recebidos pelas equipes de psicologia e serviço social, com temas de grande relevância focados na deficiência intelectual. A intenção é trazer as famílias para o ambiente da Apae e apontar suas responsabilidades, bem como os direitos que lhes são garantidos, visando, acima de tudo, o acesso a maior qualidade de vida para todos.
Desde a criação do CPC estes grupos existem. Porém, a participação das famílias tem se intensificado. As temáticas sempre são expostas por meio de dinâmicas e de apresentações informativas. Entre os temas abordados estão: o que é deficiência intelectual; a importância da Apae para o desenvolvimento; a idade de desenvolvimento não acompanha a idade cronológica; problemas de comportamento e como lidar; as expectativas em relação as evoluções; os apoios necessários e estímulo familiar e o deficiente intelectual e seus direitos.
Ana Paula Marini, coordenadora do CPC ressalta que as temáticas abordadas vêm de encontro com as dificuldades e ou mesmo os pontos positivos vivenciados no dia-a-dia em nossa Instituição e ou mesmo por sugestões trazidas pelos próprios pais e ou cuidadores, sanando assim as dúvidas, angústias, bem como traçando junto da família estratégias de apoio e necessárias por toda a vida da pessoa com deficiência.
“ A intervenção do serviço social leva em consideração relações de classe, gênero, etnia, aspirações religiosas e culturais, além dos componentes de ordem efetiva e emocional e podem ser agendadas junto do profissional de serviço social dentro da Instituição sempre que necessárias”, lembra Ana Paula.
O Centro Profissionalizante e de Convivência, assim como os demais programas da Apae Limeira, conta com uma equipe interdisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional) que também realiza orientações às famílias, bem como oferece todo suporte para a realização dos grupos de famílias, enfatizando a importância de cada setor no trabalho de estímulo às habilidades de cada indivíduo, preparando-o o trabalho e, a todo o momento, para a vida.