O A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down.
Esta data foi oficialmente estabelecida em 2006 e referendada no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, visto que a Síndrome de Down se trata de uma alteração genética no cromossomo “21”, que originalmente deveria ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia), por isso 21/03.
Mas afinal, por que comemorar uma síndrome?
Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os “rótulos” provocados por expressões do tipo “Ah, como ‘os Downs” são carinhosos!” ou “Eles são todos tão teimosos, não?!”… Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicada a nenhum grupo.
Obviamente, o diagnóstico genético carrega consigo algumas especificidades, como, por exemplo, a cardiopatia (problemas no coração), às vezes problemas de audição e/ou visão; atraso no desenvolvimento intelectual e da fala, dentre alguns outros. Mas são questões pontuais e de saúde, a serem detectadas e tratadas medica e terapeuticamente, de maneira que não definem qualquer prognóstico, ou seja, ninguém jamais pode prever até onde pode chegar o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down, assim como das demais pessoas.
Além disso, a participação social é uma das questões que a celebração dessa data visa destacar: a Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal. A convivência é extremamente saudável para todos. Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora, e deve ser garantida!
( texto elaborado pela equipe do Centro de Ações Preventivas da Apae Limeira )